18ª Copa AABB de Futsui – I Copão RC Esportes
17 de março de 2014
Futebol suíço – campos
22 de março de 2014

Joao Calos Ampese

 

REGULAMENTO – COPA AABB

GERAIS

Art. 1º – A 18ª Copa AABB de Futebol Suíço – Adulto/Master 1º Copão RC Esportes é uma promoção do Departamento de Esportes da associação, com objetivo de congregar os associados e seus dependentes e proporcionar momentos de competição e de amizade.

Art. 2º – A 18ª Copa AABB obedecerá às leis gerais do esporte, orientando-se pelo Regulamento de Competições da Federação Nacional de AABB – Fenabb e especialmente pelas normas contidas neste regulamento, que o atleta declara conhecer e aceitar ao efetivar sua inscrição.

Art. 3º – Será permitida a participação exclusiva de associados e seus dependentes nascidos até o ano de 1998, inclusive, regularmente inscritos.

Art. 4º – Não serão incluídos atletas após a primeira rodada de jogos de cada equipe. 

JOGOS

Art. 5º – Será admitida uma tolerância de até quinze minutos (15 min) para início do primeiro jogo, sendo declarada perdedora por WxO a equipe ausente ou incompleta e aplicado o placar de dois a zero (2×0) em favor da equipe apta ao jogo; os demais jogos poderão iniciar imediatamente tão logo seja encerrado o anterior, ou no horário marcado se de conveniência para uma das equipes.

Art. 6º – Todo atleta uniformizado caracteriza “condição” de jogo e deverá atuar, sob pena de perda dos pontos em favor da equipe adversária.         

Art. 7º – A duração de uma partida será de cinquenta (50) minutos, divididos em dois períodos de vinte e cinco (25), com cinco (5) minutos de intervalo.

Art. 9º – Se ocorrer suspensão de partida em andamento, ou sua interrupção, esta será reiniciada, quando possível, analisada pelo árbitro e Comissão Organizadora, observada a situação existente na súmula no momento de sua paralisação.

 Art. 10 – Será desclassificada do jogo a equipe que se apresentar ou ficar reduzida a cinco (5) atletas e será considerado o resultado da súmula quando favorecer a equipe completa ou o placar de dois a zero (2×0), caso a infratora esteja em vantagem no momento da ocorrência.

 Art. 11 – Os atletas deverão utilizar calçado tipo soçaite ou tênis, sendo vedado o uso de chuteiras (calçado com travas) ou jogar descalços.      

 Art. 12 – Cada equipe jogará em oito (8) atletas, sendo um deles o goleiro, podendo efetuar substituições sem limite, inclusive a volta de jogador substituído, devendo o atleta avisar ao Mesário e entrar pela linha central após a saída do companheiro por qualquer ponto do campo.         

Art. 13 – Não será permitida a substituição do goleiro na cobrança de penalidade máxima, salvo por contusão grave, avaliada pelo árbitro.

REGRAS

Art. 14 – Para a presente competição fica estabelecido que regras são as mesmas utilizadas pela FIFA para o futebol de campo, à exceção: 

  1. Não há punição com impedimento pelo posicionamento do jogador de ataque.
  2. da cobrança de falta que após a 5ª cometida em cada tempo, será da seguinte forma:
  1. todas as faltas ocorrida após a 5ª de cada tempo, será cobrada com tiro de 15 metros sem barreira.
  2. após a 5ª falta em cada tempo, o “Atleta” que sofrer a falta, deverá cobrar o tiro direto.
  1. A cobrança de faltas, cuja distância da barreira em relação à bola será de 5 (cinco) metros;
  2. O atleta que cometer cinco (5) faltas será excluído do jogo, podendo entrar outro em seu lugar, imediatamente.
  3. As faltas cometidas, sem exceção, deverão ser anotadas em súmula.
  4. A cobrança de faltas no campo de defesa do goleiro atacado deverá ser autorizada pelo árbitro.
  5. Na cobrança das penalidades é vedado ao goleiro adiantar-se antes do toque do atacante na bola.
  6. Nos lances de bola em jogo atrasada, ou cobrança de lateral, o goleiro iguala-se ao jogador de linha; se pegar com uma ou as duas mãos, será falta.

CARTÕES

 Art. 15 – O cartão vermelho elimina o atleta da partida, sem direito à substituição e o suspende automaticamente da partida seguinte, sem prejuízo de sofrer outras sanções por parte da Comissão Organizadora.

Art. 16 – Dois cartões amarelos consecutivos ou alternados suspendem o atleta da partida seguinte.

Único – O Cartão vermelho anula o cartão amarelo na mesma partida.

Art. 17 – Os pontos serão contados da seguinte maneira:

    1. três pontos por vitória; e
    2. um ponto por empate.

Art. 18 – A classificação das equipes obedecerá à seguinte sequência para desempate:

  1. confronto direto
  2. maior número de vitórias
  3. saldo de gols
  4. maior número de gols marcados
  5. Classificação disciplinar
  6. sorteio.

             Parágrafo único – A contagem para a classificação disciplinar será cumulativa a cada ato de indisciplina, conforme a seguinte pontuação:

Expulsão de qualquer atleta, inclusive do banco 5 pontos negativos
Cartão Amarelo, inclusive para atletas do banco 3 pontos negativos
Iniciar a partida com número inferior ao mínimo 2 pontos negativos
Atleta inscrito não presente no jogo, salvo por suspensão 1 ponto negativo

 

Parágrafo único – Em caso de empate entre três ou mais equipes, os critérios para desempate obedece a mesma sequência do Artigo 18, com exceção do item 1 (confronto direto) o qual não será considerado.

 FORMA DE DISPUTA

Art. 19 – A forma de disputa será a seguinte: As 4 (quatro) equipes inscritas jogam entre si, formando grupo único, classificando as 4 equipes para a semifinal.        

Art. 20 – Nas semifinais, o primeiro colocado do grupo enfrenta o quarto colocado do grupo e o segundo colocado do grupo enfrenta o terceiro colocado do grupo, sendo que as melhores equipes classificadas jogam pelo “Empate” no tempo normal.

Art. 21 – Nas partidas finais, nenhuma equipe terá “vantagem”; em caso de empate no tempo regulamentar, será acrescido um período extra de dez minutos, em dois tempos de cinco, sem intervalo, permanecendo o “número de faltas” cometidas no tempo final. Persistindo o empate, serão cobradas penalidades alternadas com séries cinco-um-um (5-1-1) por diferentes atletas que atuaram na partida e não tenham sido desclassificados. Caso persista o empate após todos realizarem a cobrança, todos os atletas aptos poderão repetir a cobrança em série alternada 1-1.

Art. 22 – Os cartões amarelos serão zerados e as punições pendentes de cartões amarelos e vermelhos serão mantidas após a disputa da primeira fase.

DISCIPLINA

Art. 23 – A equipe que se apresentar sem espírito de lealdade e esportividade poderá ser punida disciplinarmente pela Comissão Organizadora com perda de pontos, sem detrimento aos Artigos Penais do Estatuto da AABB Toledo, os quais também poderão ser aplicados.

Art. 24 – A Comissão Organizadora é composta por Benedito Aparecido Pavan, João Carlos Ampese, Douglas Diogo de Queiroz, Silvio Cesar de Oliveira e Abel Macorim.

Deixe uma resposta