Copa 23 – tudo pronto/regulamento

Copa 23 – vai começar dia 20
14 de março de 2018
Resultados dos jogos
18 de março de 2018

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL – TOLEDO/PR

23ª Copa AABB de Futebol Suíço – Livre  e Máster

 

 

REGULAMENTO GERAL

 

 

GERAIS

Art. 1º – A 23ª Copa AABB de Futebol Suíço – Idade Livre e Máster é uma promoção do Departamento de Esportes da Associação, com objetivo de congregar os associados e seus dependentes e proporcionar momentos de competição e de amizade.

Art. 2º – A 23ª Copa AABB obedecerá às leis gerais do esporte, orientando-se pelo Regulamento Geral de Competições – RGC da FENABB – e especialmente pelas normas contidas neste regulamento, que o atleta declara conhecer e aceitar ao efetivar sua inscrição.

Art. 3º – Será permitida a participação exclusiva de associados e seus dependentes nascidos até o ano de 2003, inclusive, regularmente inscritos, e que estejam adimplentes com o Clube, na forma prevista em seu estatuto.

Art. 4º – Não serão incluídos atletas após o sorteio de formação das equipes.

 JOGOS

Art. 5º – Será admitida uma tolerância de até quinze minutos (15 min) para início do primeiro jogo, sendo declarada perdedora por WxO a equipe ausente ou incompleta e aplicado o placar de dois a zero (2×0) em favor da equipe apta ao jogo; os demais jogos poderão iniciar imediatamente tão logo seja encerrado o anterior, ou no horário marcado se de conveniência para uma das equipes.

Art. 6º – A duração de uma partida será de cinquenta (50) minutos, divididos em dois períodos de vinte e cinco (25), com cinco (5) minutos de intervalo.

Parágrafo Único: A duração de qualquer período será prorrogada para permitir a execução de penalidade máxima, mesmo que o tempo regulamentar tenha se esgotado.

Art. 7º – O árbitro poderá, a seu critério, determinar um tempo extra para descontos devendo informar à mesa qual será o tempo extra.

Art. 8º – Se ocorrer suspensão de partida em andamento, ou sua interrupção, esta será reiniciada, quando possível, analisada pelo árbitro e Comissão Organizadora, observada a situação existente na súmula no momento de sua paralisação.

Art. 9º – Não será permitido o início, continuação ou prosseguimento de partida sem que as equipes estejam em campo com, no mínimo, 5 (cinco) atletas, cada uma.

Art. 10 – Para todos os efeitos, a equipe que ficar reduzida será considerada perdedora, devendo o placar ser aquele registrado em súmula. Se no momento da paralisação o placar for favorável à equipe infratora, será considerado o placar de 1X0 para a equipe adversária e o gol computado para o capitão da equipe, permanecendo os cartões registrados em súmula.

Art. 11 – Os atletas deverão utilizar calçado tipo society ou tênis, sendo vedado o uso de chuteiras (calçado com travas) ou jogar descalços.

Art. 12 – Cada equipe jogará com 8 (oito jogadores), sendo um deles goleiro, podendo efetuar substituições sem limite, inclusive a volta de jogador substituído e poderão ocorrer com a bola em jogo. Nesse caso, o atleta substituto deverá avisar o mesário e entrar pela linha central do campo, somente após a saída do companheiro substituído em qualquer ponto do campo.

Art. 13 – Todo atleta uniformizado e em condições de saúde deverá atuar na partida, por pelo menos 15 minutos, sob pena de perda dos pontos em favor da equipe adversária.

Art. 14 – Haverá na categoria LIVRE a obrigatoriedade de manter em campo durante todo o jogo pelo menos 01 ATLETA DE NIVEL 02 e 01 ATLETA DE NÍVEL 03, conforme tabela classificatória passada aos representantes no dia do Arbitral/Sorteio. O não cumprimento deste artigo implicará na punição da equipe jogar o jogo todo com um atleta a menos (em caso de falta ou ausência de todos os atletas de um dos níveis ou recusa em jogar por parte dos atletas).

Art. 15 – Não será permitida a substituição do goleiro na cobrança de penalidade máxima, salvo por contusão grave, avaliada pelo árbitro.

Art. 16 – Cada equipe terá direito a um tempo técnico, de um minuto, no transcorrer da partida. O tempo técnico só será concedido se a bola estiver fora de jogo, independente da posse de bola.

REGRAS

Art. 17 – Para a presente competição fica estabelecido que as regras são as mesmas utilizadas pela FIFA para o futebol de campo, à exceção:

  1. Não existe o impedimento, podendo o atleta se situar na zona de ataque que melhor lhe convier;
  2. As substituições são ilimitadas, devendo o jogador substituto avisar ao mesário e entrar pela lateral do campo após o substituído sair em qualquer ponto; o jogador substituído pode voltar ao jogo;
  3. A 10 (décima) falta e seguintes serão cobradas da seguinte forma:
    1. Caso a infração tenha ocorrido no campo de ataque da equipe favorecida pela falta, deverá ser cobrado tiro livre direto do local onde ocorreu, proibindo o passe para um companheiro, ficando todos os jogadores atrás da linha da bola, exceto o goleiro defensor.
    2. Caso a falta seja no campo de defesa da equipe favorecida será cobrada como falta normal de jogo.
  1. A barreira deve ser formada a 5 (cinco) metros da bola.
  2. O atleta que cometer 5 (cinco) faltas será excluído do jogo, podendo entrar outro imediatamente.
  3. Todas as faltas cometidas, sem exceção, deverão ser anotadas em súmula, para efeito de contagem das faltas coletivas e individuais, durante todo o tempo de jogo.
  4. A cobrança de faltas no campo de defesa do goleiro atacado que deverá ser autorizada pelo árbitro.
  5. Nos lances de bola em jogo atrasada e cobrança de lateral, o goleiro se iguala ao jogador de linha – se pegar com uma ou as duas mãos, será falta.

Art. 18 – O cartão vermelho elimina o atleta da partida, sem direito à substituição e o suspende automaticamente da partida seguinte, sem prejuízo de sofrer outras sanções por parte da Comissão Organizadora.

Art. 19 – Dois cartões amarelos consecutivos ou alternados suspendem o atleta da partida seguinte.

Parágrafo único – O Cartão vermelho anula o cartão amarelo na mesma partida.

Art. 20 – Os pontos serão contados da seguinte maneira:

  1. três pontos por vitória; e
  2. um ponto por empate.

Art. 21 – Quando duas equipes ou mais obtiverem o mesmo número de pontos, serão adotados os seguintes critérios para desempate:

  1. maior número de vitórias
  2. saldo de gols
  3. maior número de gols marcados
  4. confronto direto
  5. Classificação disciplinar – A contagem para a classificação disciplinar será cumulativa a cada ato de indisciplina, conforme a seguinte pontuação:
    1. Por expulsão (de jogador ou qualquer componente do banco): 06 pontos negativos
    2. Por cartão amarelo (para jogador ou qualquer componente do banco): 03 pontos negativos
    3. Pela equipe que iniciar a partida com número inferior ao mínimo previsto: 02 pontos negativos
    4. Por atleta inscrito e que não esteja presente e/ou devidamente uniformizado no campo de jogo: 01 ponto negativo

Parágrafo único – O confronto direto somente será utilizado como critério de desempate quando o número de equipes empatadas for de apenas 2 (duas);

 FORMA DE DISPUTA

Art. 22 – A forma de disputa será a seguinte:

LIVRE: As seis equipes jogarão entre si, em turno único, classificando as quatro (04) melhores pontuadas para a disputa da semifinal (Semifinal 01: 2º x 3º e Semifinal 02: 1º x 4º), os vencedores dos confrontos da semifinal, jogarão a final (campeão puxa o terceiro colocado).

MASTER: As quatro equipes jogarão entre si, em turno e returno (ao final do primeiro turno zera a pontuação), classificando a equipe campeã de cada Turno para a final.  

Parágrafo Único: Em caso da equipe Campeã do primeiro turno conquistar também o segundo turno, se classificará para disputar a final com esta equipe, a equipe com o Segundo Melhor Índice Técnico na Classificação Geral (soma do primeiro e segundo turno). Neste caso, a equipe campeã dos dois turnos jogará a final tendo a vantagem de empate no jogo, ou seja, terminando o jogo empatado no tempo normal, dará o título a equipe que foi campeã dos dois turnos. Uma vitória no tempo normal dá o título à equipe vencedora.

Art. 23 – Nas partidas das semifinais e finais, em caso de empate no tempo regulamentar, não será acrescido período extra, sendo a partida decidida em cobranças de penalidades máximas (exceto no caso citado no parágrafo único do Artigo 22), com a seguinte sequência:

  1. uma série de cinco penalidades alternadas, cobradas por cinco atletas diferentes, escolhidos dentre os que terminaram a partida. Será considerada vencedora a equipe que fizer o maior número de tentos;
  2. persistindo o empate, serão cobradas tantas séries alternadas (1-1) quanto necessárias para definição do vencedor e serão escolhidos os atletas que não participaram da série de cinco penalidades, inclusive o goleiro.

DISCIPLINA

Art. 24 – A equipe ou atleta que se apresentar sem espírito de lealdade e esportividade, dentro e fora de campo, poderá ser punida disciplinarmente pela Comissão Organizadora.

Art. 25 – Será adotada na Competição, a “PUNIÇÃO SOLIDÁRIA”, que consiste no pagamento de “multa” – CAIXA DE LEITE LONGA VIDA” por atos indisciplinares e/ou aplicação de cartões amarelos e vermelhos, conforme segue:

*Cartão Vermelho – 05 caixas de leite longa vida.

*Cartão Amarelo – 01 caixa de leite longa vida.

*Ausência ou Falta sem Justificativa Plausível – 05 caixas de leite longa vida.

*Punição Disciplinar “ADVERTÊNCIA” imposta pela Comissão Organizadora – 01 caixa de leite longa vida.

*Punição Disciplinar “SUSPENSÃO” imposta pela Comissão Organizadora – 05 caixa de leite longa vida.

Parágrafo Único: O Leite deverá ser entregue à Comissão Organizadora. E esse Leite arrecadado será entregue, com a presença de representantes da Diretoria da AABB Toledo, Comissão Organizadora e equipes participantes ao Hospital Bom Jesus de Toledo – PR.

Art. 26 – O atleta com pendência de “PUNIÇÃO SOLIDÁRIA”, só terá condições de jogo após pagamento desta “multa”.

Art. 27 – Casos omissos, ou decisões disciplinares envolvendo atletas e dirigentes serão julgados pela Comissão Organizadora.

Art. 28 – A Comissão Organizadora é composta por Benedito Aparecido Pavan, João Carlos Ampese, Abel Macorim, Marcelo Alois Moresco e Marcos Antônio Robles.

Março/2018

Deixe uma resposta